top of page
beautiful-abstract-green-simple-doodle-cartoon-floral-design-background-beautiful-generati
Foto do escritorMarcela Gindro

Habilidades Sociais, Autonomia e Comunicação em Crianças com Autismo

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participando de atividades em um ambiente escolar. Elas estão usando sistemas de comunicação por troca de figuras (PECS) e participando de jogos de faz-de-conta. O cenário inclui cartazes educativos e brinquedos projetados para apoiar o desenvolvimento de crianças com TEA, transmitindo uma sensação de inclusão, apoio e desenvolvimento positivo.

Introdução


Nos últimos anos, tem-se observado um crescimento acelerado no número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa mudança contrasta significativamente com a realidade de 20 ou 30 anos atrás, quando poucas pessoas conheciam o autismo. Hoje, é raro encontrar alguém que não tenha ouvido falar dessa condição ou que não conheça alguém afetado por ela.



Objetivos do Estudo


O estudo, realizado por Claudia Sălceanu e Lucia Lăcătuș da Universidade Ovidius de Constanta, Romênia, teve como principais objetivos:

  1. Identificar as correlações entre a autonomia pessoal, habilidades sociais e comunicação em crianças com TEA.

  2. Identificar as diferenças entre autonomia pessoal, habilidades sociais e comunicação de acordo com o sexo das crianças com TEA.


Hipóteses do Estudo


As hipóteses formuladas pelos pesquisadores foram:

  1. Existe uma correlação entre habilidades sociais e comunicação em crianças com TEA.

  2. Existe uma correlação entre comunicação e autonomia pessoal em crianças com TEA.

  3. Há uma diferença na autonomia pessoal dependendo do sexo das crianças com TEA.

  4. Há uma diferença nas habilidades sociais de acordo com o sexo das crianças com TEA.

  5. Há uma diferença no desenvolvimento da comunicação de acordo com o sexo das crianças com TEA.


Metodologia


O estudo avaliou 30 crianças com TEA utilizando o Sistema de Avaliação de Comportamento Adaptativo II (ABAS II) e triagens específicas de habilidades de autonomia pessoal e sociais da PEDa (Cognitrom, Cluj-Napoca).


Resultados


Os resultados mostraram uma relação significativa entre comunicação, habilidades sociais e autonomia pessoal. Além disso, foram identificadas diferenças baseadas no gênero em relação às habilidades sociais, embora as diferenças em autonomia pessoal e comunicação não tenham sido estatisticamente significativas.


Discussão


Os pesquisadores observaram que habilidades sociais e comunicação estão fortemente interligadas. Crianças com melhores habilidades de comunicação tendem a demonstrar habilidades sociais superiores. A comunicação facilita a interação social, criando mais oportunidades para a prática e aquisição de novas habilidades sociais.


Habilidades Sociais em Crianças com TEA


As habilidades sociais são fundamentais para a interação e comunicação com os outros, envolvendo tanto aspectos verbais quanto não-verbais. Para crianças com TEA, o desenvolvimento dessas habilidades não ocorre naturalmente com a idade, sendo necessário um esforço específico e intervenções terapêuticas para melhorar essas competências.


Autonomia em Crianças com TEA


A autonomia pessoal é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças. Envolve a capacidade de tomar decisões sobre a própria vida e realizar essas decisões sem controle externo. As habilidades de autonomia, como se vestir, alimentar-se e usar o banheiro, são cruciais para a independência das crianças com TEA.


Comunicação em Crianças com TEA


Crianças com TEA frequentemente apresentam distúrbios de comunicação, tanto na forma pré-verbal quanto na linguagem propriamente dita. A ecolalia, por exemplo, é um fenômeno comum onde a criança repete palavras ou frases sem compreender seu significado. Intervenções como o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) podem ser extremamente úteis para desenvolver habilidades comunicativas.


Conclusão


O estudo confirmou a existência de correlações significativas entre comunicação, habilidades sociais e autonomia pessoal em crianças com TEA. Além disso, destacou a importância de intervenções personalizadas para desenvolver essas habilidades, considerando as diferenças de gênero. A comunicação eficaz e a autonomia são fundamentais para a integração e o funcionamento das crianças na sociedade.


Referências


2 visualizações0 comentário

Commentaires


Ícone do WhatsApp, um círculo verde com um símbolo de telefone branco no centro, representando o aplicativo de mensagens.
bottom of page